ENSINO SECUNDÁRIO

CURSOS

CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

 

CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

 

Enquadramento Legal

Os cursos científico-humanísticos são vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, de carácter universitário ou politécnico, têm a duração de 3 anos lectivos correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.

 

Objetivo do curso

O objectivo principal é a preparação para continuação dos estudos  no ensino superior, após o 12º ano. Para candidatura ao Ensino Superior o aluno tem que preencher várias condições. Entre outras, tem que ter realizado os exames de 11.º e 12.º anos que correspondem a provas de ingresso exigidas pelo curso que pretende frequentar. 

 

Regime de Avaliação

 

  • A escala classificativa vai de 0 a 20, sendo que até à classificação de 9, inclusive, trata-se de uma nota negativa.

  • A transição de ano dá-se com aprovação (nota igual ou superior a 10) a todas as disciplinas ou a todas menos duas.

  • Para  efeitos de retenção de ano considera-se uma disciplina negativa aquela:

    • A que o aluno tenha tido nota inferior a 10,

    • A que tenha anulado a matrícula,

    • A que tiver sido excluído por faltas.

  • Se alguma(s) dessa(s) negativa(s) corresponderem a disciplinas terminais o aluno pode fazer exame de equivalência à frequência e, se obtiver positiva, essa nota substitui a negativa obtida na frequência.

  • No 11º ano as disciplinas estruturantes (Biologia e Geologia e Fisico-Química A) estão sujeitas a exame nacional obrigatório

  • O aluno pode optar por realizar o exame nacional de Filosofia em substituição do exame de umas das disciplinas estruturantes do 11º ano

  • No 12º ano apenas as disciplinas de Português e Matemática estão sujeitas a exame nacional obrigatório.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saídas Académicas 

 

Análises Clínicas e Saúde Pública, Anatomia Patológica, Animação Sócio Cultural, Arquitectura Paisagista, Biologia, Bioquímica, Cardiopneumologia, Ciências do Desporto, Ciências da Educação, Ciências Farmacêuticas, , Ciências Geofísicas, Ciências do Meio aquático, , Ciências Militares Aeronáuticas, Ciências Militares Navais, Ciências Militares, Ciências da Natureza (Biologia e Geologia), Ciências da Nutrição, Contabilidade, Dietética, Gestão Hoteleira, Economia, Educação Especial e Reabilitação, Enfermagem, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Agronómica, Engenharia Alimentar, Engenharia do Ambiente, Engenharia Biofísica, Engenharia Biológica, Engenharia Civil, Engenharia Electrónica, Engenharia Electrotécnica, Engenharia Física, Engenharia Florestal,  Engenharia Geográfica, Engenharia Geológica, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Informática e de Computadores, Engenharia da Linguagem e do Conhecimento, Engenharia de Máquinas, Engenharia de Materiais, Engenharia  Mecânica, Engenharia  de Minas, Engenharia Naval, Engenharia  Produção Industrial, EngenhariaQuímica, Engenharia  do Território, Engenharia  Zootécnica, Ergonomia, Estatística e Gestão da Informação, Farmácia, Física, Física e Química (Ensino de), Fisioterapia, Geologia,  Gestão de Empresas, Gestão e Engenharia Industrial, Gestão de Recursos Humanos, Higiene e Saúde ambiental, Informática, Informática e Gestão de empresas, Marketing, Matemática (Ensino de), Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Medicina, Medicina Dentária, Medicina Veterinária, Professor do Ensino Básico (Matemática e Ciências da Natureza), Professor do Ensino Básico (Educação Física), Psicologia, Psicologia Social e das Organizações, Publicidade e Marketing, Química, Radiologia, Radioterapia, Terapêutica da Fala, Terapêutica Ocupacional, 

Plano Curricular

 

(a) Carga horária semanal organizada em períodos de 45 minutos, assumindo a sua distribuição por anos de escolaridade um caráter indicativo. Em situações justificadas, a escola poderá utilizar uma diferente organização da carga horária semanal dos alunos, devendo contudo respeitar os totais por área curricular e ciclo, assim como o máximo global indicado para cada ano de escolaridade.

(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.

(c) O aluno escolhe duas disciplinas bienais de entre as seguintes oferecidas pelo Agrupamento: Física e Química A; Biologia e Geologia.

(d) O aluno escolhe uma disciplina anual de entre as seguintes: Biologia, Geologia, Física, Química.

(e) O aluno escolhe uma segunda disciplina anual, de entre as disciplinas do grupo d) (Biologia, Geologia, Física, Química) ou de entre as do grupo f) 

(f) Oferta dependente do projeto educativo da escola — conjunto de disciplinas comum a todos os cursos: Aplicações Informáticas B, Inglês, Psicologia.

(g) Disciplina de frequência facultativa, nos termos do artigo 19.º, com carga fixa de 2 × 45 minutos.

(h) Carga máxima em função das opções dos diversos cursos

(i) A disciplina Trienal no curso de Ciências e Tecnologias é Matemática A.

 

Mais informação

 

Portaria n.º 1315/2006, de 26 de Novembro

 

Brochura informativa do curso

 

Acesso ao ensino superior

 

© 2014/2020 - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DINIS, LISBOA.

Criado com Wix.com . Termos de Utilização . Site atualizado em 2020/09/16

Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • YouTube Limpa
  • icon_email.png
  • logo_inovar
  • footermoodlelogo-w.png
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now