top of page

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DINIS, LISBOA

O Agrupamento de Escolas D. Dinis, Lisboa, foi criado por despacho de Sua Excelência o Sr. Secretário de Estado da Educação em 26 de abril de 2012, resultado da junção da Escola Secundária de D. Dinis, Lisboa, com o Agrupamento de Escolas Marvila, Lisboa.  No ano seguinte, a 26 de abril de 2013, deu-se a agregação com o Agrupamento de Escolas Damião de Góis, Lisboa, resultando daí um dos maiores agrupamentos de escolas do país.

 

O Agrupamento de Escolas D. Dinis, Lisboa, é constituído por uma escola secundária com 3.º ciclo do ensino básico (Escola Secundária D. Dinis, que funciona também como escola sede do Agrupamento), duas escolas com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (Escola Básica Damião de Góis e Escola Básica de Marvila) e cinco escolas de 1.º ciclo do ensino básico (Escola Básica Professor Agostinho da Silva, Escola Básica dos Lóios, Escola Básica Dr. João dos Santos, Escola Básica Luíza Neto Jorge e Escola Básica Aquilino Ribeiro), todas com funcionalidades de jardins de infância.

O Agrupamento de Escolas D. Dinis está localizado na Freguesia de Marvila, tendo a sua sede na Escola Secundária D. Dinis, situada no Bairro das Amendoeiras. O Bairro foi projetado e construído para uma população prioritária ligada às Forças Armadas e Policiais e do Ministério da Justiça. No final da década de 60 e início da década de 70, o plano foi cumprido tendo também uma forte componente de famílias que migraram do Centro e Norte do país. Pós 25 de Abril, houve um surto de ocupação de casas na generalidade dos Bairros da Freguesia de Marvila que transformou a caracterização de base da população projetada.

 

A pressão migrante em Lisboa e a falta de condições de habitabilidade em diversos espaços da cidade levou à criação de vários bairros sociais, incluindo a Freguesia de Marvila, e consequentes realojamentos. Na Freguesia vivem Portugueses, Guineenses, Angolanos, Moçambicanos, Sãotomenses, Caboverdianos, Indianos e famílias de etnia cigana, muitos deles já de 2.ª ou 3.ª geração.

 

O Agrupamento de Escolas D. Dinis herdou a tipologia TEIP3 (Território Educativo de Intervenção Prioritário, fase 3) do anterior Agrupamento de Escolas Damião de Góis.

bottom of page