AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DINIS, LISBOA

O Agrupamento de Escolas D. Dinis, Lisboa, foi criado por despacho de Sua Excelência o Sr. Secretário de Estado da Educação em 26 de abril de 2012, resultado da junção da Escola Secundária de D. Dinis, Lisboa, com o Agrupamento de Escolas de Marvila, Lisboa.  No ano seguinte, a 26 de abril de 2013, deu-se a agregação com o Agrupamento de Escolas Damião de Góis, Lisboa, resultando daí um dos maiores agrupamentos de escolas do país.

 

O Agrupamento de Escolas D. Dinis, Lisboa, é constituído por uma escola secundária com 3.º ciclo do ensino básico (Escola Secundária D. Dinis, que funciona também como escola sede do Agrupamento), duas escolas com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (Escola Básica Damião de Góis e Escola Básica de Marvila), quatro escolas de 1.º ciclo do ensino básico (Escola Básica Professor Agostinho da Silva, Escola Básica dos Lóios, Escola Básica Dr. João dos Santos, Escola Básica Luíza Neto Jorge e Escola Básica Aquilino Ribeiro) e três jardins de infância (que funcionam agregados às Escolas Básicas Dr. João dos Santos, Luíza Neto Jorge e Aquilino Ribeiro).

O Agrupamento de Escolas D. Dinis está localizado na Freguesia de Marvila, tendo a sua sede na Escola Secundária D. Dinis, situada no Bairro das Amendoeiras. O Bairro foi projetado e construído para uma população prioritária ligada às Forças Armadas e Policiais e do Ministério da Justiça. No final da década de 60 e início da década de 70, o plano foi cumprido tendo também uma forte componente de famílias que migraram do Centro e Norte do país. Pós 25 de Abril, houve um surto de ocupação de casas na generalidade dos Bairros da Freguesia de Marvila que transformou a caracterização de base da população projetada.

 

A pressão migrante em Lisboa e a falta de condições de habitabilidade em diversos espaços da cidade levou à criação de vários bairros sociais, incluindo a Freguesia de Marvila, e consequentes realojamentos. Na Freguesia vivem Portugueses, Guineenses, Angolanos, Moçambicanos, Sãotomenses, Caboverdianos, Indianos e famílias de etnia cigana, muitos deles já de 2.ª ou 3.ª geração.

 

O Agrupamento de Escolas D. Dinis herdou a tipologia TEIP3 (Território Educativo de Intervenção Prioritário, fase 3) do anterior Agrupamento de Escolas Damião de Góis.

© 2014/2019 - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DINIS, LISBOA.

Criado com Wix.com . Termos de Utilização . Site atualizado em 2019/11/29

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • YouTube Limpa
  • icon_email.png
  • logo_inovar
  • footermoodlelogo-w.png
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now