top of page

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DINIS, LISBOA

O Agrupamento de Escolas D. Dinis, Lisboa, foi criado por despacho de Sua Excelência o Sr. Secretário de Estado da Educação em 26 de abril de 2012, resultado da junção da Escola Secundária de D. Dinis, Lisboa, com o Agrupamento de Escolas Marvila, Lisboa.  No ano seguinte, a 26 de abril de 2013, deu-se a agregação com o Agrupamento de Escolas Damião de Góis, Lisboa, resultando daí um dos maiores agrupamentos de escolas do país.

 

O Agrupamento de Escolas D. Dinis, Lisboa, é constituído por uma escola secundária com 3.º ciclo do ensino básico (Escola Secundária D. Dinis, que funciona também como escola sede do Agrupamento), duas escolas com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (Escola Básica Damião de Góis e Escola Básica de Marvila) e cinco escolas de 1.º ciclo do ensino básico (Escola Básica Professor Agostinho da Silva, Escola Básica dos Lóios, Escola Básica Dr. João dos Santos, Escola Básica Luíza Neto Jorge e Escola Básica Aquilino Ribeiro), todas com funcionalidades de jardins de infância.

Escola Secundária D. Dinis, Lisboa

Escola Secundária D. Dinis, Lisboa

Escola Básica Damião de Góis

Escola Básica Damião de Góis

Escola Básica de Marvila

Escola Básica de Marvila

Escola Básica Professor Agostinho da Silva

Escola Básica Professor Agostinho da Silva

Escola Básica de Lóios

Escola Básica de Lóios

Escola Básica João dos Santos

Escola Básica João dos Santos

Escola Básica Luiza neto Jorge

Escola Básica Luiza neto Jorge

Escola Básica 195 - Aquilino Ribeiro

Escola Básica 195 - Aquilino Ribeiro

O Agrupamento de Escolas D. Dinis está localizado na Freguesia de Marvila, tendo a sua sede na Escola Secundária D. Dinis, situada no Bairro das Amendoeiras. O Bairro foi projetado e construído para uma população prioritária ligada às Forças Armadas e Policiais e do Ministério da Justiça. No final da década de 60 e início da década de 70, o plano foi cumprido tendo também uma forte componente de famílias que migraram do Centro e Norte do país. Pós 25 de Abril, houve um surto de ocupação de casas na generalidade dos Bairros da Freguesia de Marvila que transformou a caracterização de base da população projetada.

 

A pressão migrante em Lisboa e a falta de condições de habitabilidade em diversos espaços da cidade levou à criação de vários bairros sociais, incluindo a Freguesia de Marvila, e consequentes realojamentos. Na Freguesia vivem Portugueses, Guineenses, Angolanos, Moçambicanos, Sãotomenses, Caboverdianos, Indianos e famílias de etnia cigana, muitos deles já de 2.ª ou 3.ª geração.

 

O Agrupamento de Escolas D. Dinis herdou a tipologia TEIP3 (Território Educativo de Intervenção Prioritário, fase 3) do anterior Agrupamento de Escolas Damião de Góis.

Coordenadoras das Escolas:

EB João dos Santos - Elisabete Manso Luís;
EB Professor Agostinho da Silva - Sílvia Santos;
EB 195 - Aquilino Ribeiro - Sofia Duarte;
EB Loios - Mónica Boto Silva;
EB Luiza Neto Jorge - Maria José Tereza;
EB Damião de Góis - Maria José Lopes;
EB Marvila - Marina Rodrigues

bottom of page